-
Arquitetos: TARGA atelier
- Área: 340 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reabilitação da Casa no Estoril tomou como ponto de partida o layout pré-existente que apresentava desde logo algumas qualidades espaciais relevantes a manter e a explorar. Por outro lado foi necessário adaptar a casa à realidade contemporânea, para que se tornasse funcional e em sintonia com as exigências de conforto expectáveis.
O espaço central assume-se como o elemento agregador, minimalista e depurado, tentando através das escadas, num só gesto contínuo e fluído, interligar os dois pisos de carácter claramente distinto: o piso 0 onde se encontram as funções sociais da casa, é bastante permeável e todos os espaços que o pontuam estabelecem uma relação de complementaridade com o hall central quadrangular. A estante de livros intersecta a volumetria e confere uma escala mais humana que contrapõe a linha orgânica da guarda.
A entrada principal marca a descoberta do grande espaço com duplo pé direito e dos espaços circundantes (sala de estar e sala de jantar em extremos opostos) com a cozinha a ganhar novas proporções e a fechar o último lado do quadrado. O piso 1 funciona como uma espécie de deambulatório que permite aceder aos quartos e espreita sobre o hall de entrada. A opção das cores e dos materiais teve como principais objetivos enfatizar a simplicidade das geometrias criadas e dignificar a qualidade das pré-existências.